HISTORIOGRAFIA
A Terceira
Ponte, oficialmente Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, liga as cidades
de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo. Foi a maior obra já realizada no
estado e uma das maiores do Brasil, tornando-se um dos cartões-postais das duas
cidades e do estado.
O povo
apelidou-a de Terceira Ponte logo que foi anunciado o projeto de sua
construção, devido às duas outras pontes que já existiam anteriormente ligando
Vitória a Vila Velha: Ponte Florentino Avidos (conhecida como Cinco Pontes) e
Segunda Ponte (Ponte do Príncipe).
A primeira
ponte (Florentino Avidos), inaugurada em 1928, ligou o coração de Vitória com
os fundos de Vila Velha. A segunda, aberta em 1979, trouxe o tráfego
continental para o miolo da capital, Vitória.
A Terceira
Ponte é a quinta maior ponte, em extensão, do Brasil. Foi construída para
desafogar as duas primeiras pontes. Possui 3,33 km de extensão, vão principal
com 70 m de altura e 260 m de um pilar ao outro, permitindo assim o acesso de
navios de grande porte à baía de Vitória.
É a principal
ligação de Vitória com Vila Velha e o litoral sul do Espírito Santo e depois de
sua construção, Vila Velha passou por um intenso crescimento na construção
civil, dando outra dimensão à sua então condição de cidade-dormitório.
O primeiro pilar
da Terceira Ponte foi concretado em 1978, durante o governo de Élcio Álvares e
foi concluída em 1989, no governo de Max Mauro. A ponte iniciou operando com 12
mil carros por dia, e em outubro de 1992 já eram 15.964 por dia, em média.
Atualmente passam pela Terceira Ponte, diariamente, cerca de 70 mil veículos,
contando com uma estrutura moderna e eficiente, que compreende iluminação,
sinalização, serviço de emergência médica e socorro mecânico. Toda a operação
da Terceira Ponte é monitorada por um moderno Centro de Controle Operacional.
Devido ao
aumento do número de veículos em circulação, longos congestionamentos se
tornaram comuns na ponte, sobretudo nos horários de pico.
gostei da amostragem pelo blogg.
ResponderExcluirvery good